Skip to content
junho 15, 2010 / mtemacao

Doenças causadas pela má alimentação.

Infelizmente nem tudo que é bom em sabor, é bom para a saúde.

Por conta da correria do dia-a-dia estamoas cada vez mais deixando nossa saúde de lado. As paradas em lanchonetes e cafeterias ficaram mais frequentes ao decorrer do tempo, os exercícios estão sendo preaticados raramente, as pessoas estão tento uma luta constante de tempo x saúde.
Doenças do aparelho circulatório são as que mais matam no mundo, como por exemplo infarto e hipertensão, causadas pela má alimentação.

Vejamos algumas: Obesidade

A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associado a problemas de saúde. Podemos citar como causas da obesidade, fatores genéticos, ambientais e psicológicos. Entre os fatores ambientais está o consumo excessivo de calorias e a diminuição no gasto energético, que devem ser modificados para o controle da doença.
 O tratamento da obesidade é muito rigoroso, costumamos dizer que, feito o regime uma vez, você jamais poderá comer a mesma quantidade de coisas que uma pessoa considerada magra come. O “ex-obeso” deve manter um cardápio balanceado todos os dias, para manter-se assim no peso ideal, além de atividades físicas. Muitas vezes é recomendável acompanhamento de um psicólogo em determinados casos.

Colesterol elevado

O aumento de colesterol na corrente sanguínea pode ocasionar entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame. O colesterol provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere. No organismo ele é produzido pelo fígado e o colesterol proveniente da sua alimentação encontra-se em alimentos como: manteiga, margarina, creme de leite, bacon, leite integral, queijos amarelos (alimentos de origem animal). Consumir estes alimentos em excesso pode elevar os níveis de colesterol no sangue.
 Para o tratamento de colesterol elevado, é necessário evitar comidas gordurosas, alimentos industrializados, aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras.

Gastrite

Gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, que podemos classificar de aguda ou crônica. Nos casos de gastrite crônica, o agente causador mais comum é a infecção pela bactéria helicobacter pylori. Mas também pode ocorrer devido ao fator hereditário, stress, má alimentação, realização de poucas refeições ao dia com grande volume de alimentos e com grandes intervalos entre cada refeição.
Para o tratamento é necessário ter alimentações fracionadas, ou seja, muitas vezes em pequenas quantidades, e excluir alimentos que causam desconforto na mucosa, como por exemplo alimentos ácidos, bebidas alcoólicas

Diabetes

É uma doença caracterizada pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina ou também pela ação insuficiente da insulina, que faz com que haja o aumento na taxa de glicose no sangue. A diabetes tipo II pode estar relacionada com o excesso de peso e a obesidade.

Pessoas com diabetes devem ter um acompanhamento com um profissional capacitado para elaborar um cardápio conforme a realidade da pessoa, controlar o consumo de carboidratos e incentivar uma reeducação alimentar, além da prática de exercícios físicos regularmente.

Hipertensão

A hipertensão ocorre quando os níveis de pressão arterial encontram-se acima dos valores de referência para a população em geral. Podemos citar como causas da hipertensão a obesidade, consumo excessivo de álcool, sal em excesso, tabagismo, sedentarismo e fator hereditário. Esta doença é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Como você pode ver, a má alimentação é o centro das doenças, então mesmo achando que aquela baguncinha com coca toda noite é uma coisa boba, pense sobre esse post e analise.
 
Vida boa, é vida saudável.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: